Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) de Gerard Fourez (1994).
Como
proposta de praticar a ACT, Fourez traz como um dos objetivos gerais o que ele
chama de negociação, “isto significa
que a ACT deve possibilitar a incorporação de saberes que forneçam ao indivíduo
a capacidade de negociar suas decisões diante de situações naturais e/ou
sociais”. (PINHEIRO, 2002, p. 2). E tal característica negociadora pode ser
incorporada em um sistema de ensino que utiliza, mesmo que parcialmente, as IIR
(Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade) como proposta de abordagem
sistêmica permeando o currículo.
Tal
característica negociadora que o estudante incorporará com o tempo, na medida
que adquira uma certa cultura de investigador, que nós gostamos de chamar de
cultura de laboratório, o estudante adquirirá uma certa autonomia em lidar com o conhecimento sem a necessidade de
especialistas. E também uma capacidade de comunicação
sabendo compreender e se fazer entender com outros interlocutores, utilizando
de uma linguagem com teor técnico e científico, e por fim consiga em seus
contextos do dia a dia um certo domínio do
ambiente, “pois conhecer implica tanto em poder, quanto em responsabilidade
diante das situações”. (PINHEIRO, 2002, p. 2).
As
IIR de Fourez que podem ser organizadas em torno de um projeto, utilitário ou
cultural, e em torno de uma noção (sobre um objeto ou conceito), são “modelos
teóricos construídos para situações particulares, é que Fourez denomina de
ilhas de racionalidade” (PINHEIRO, 2002, p. 3). E que o inspira em afirmar que,
“ a ciência é constituída de ilhotas de racionalidade em um oceano bem menos
organizado” (FOUREZ, 1994, p. 77). E, para finalizar em termos de ACT, o que é
necessário para um indivíduo, segundo Fourez, ser caracterizado como letrado
técnico cientificamente:
Saiba
quando deve recorrer a especialistas, sem ser completamente dependente deles;
saiba quando aprofundar algumas noções em certos contextos e no quadro de
certos projetos, ou seja, em que momento deve ou não abrir as “caixas pretas”[1];
saiba reconhecer a pertinência de construir modelos simples em um determinado
contexto; saiba compreender a fecundidade e o potencial do pensamento
metafórico e sua socialização; saiba distinguir os debates técnico, ético e
político e decidir em cada situação qual deles é mais pertinente e saiba usar e inventar modelos interdisciplinares – “as
ilhas de Racionalidade”. (PINHEIRO, 2002, p. 3).
Referências:
PINHEIRO,T. F., e outros. Um exemplo de construção de uma ilha de racionalidade em torno da noçãode energia. Grupo de pesquisa em ensino de física – CFM, da UniversidadeFederal de Santa Catarina, Campus Universitário – Trindade – 88.040-900 –Florianópolis – Sc.
FOUREZ, G. (1994). Alfabétisation scientifique et tecnique. Essai sur les finalités
de l’enseignement des sciences. Belgique: De Boeck
Université.
Atividade proposta:
1) Realize a leitura do artigo: Um exemplo de construção de uma ilha de racionalidade em torno da noção de energia (de Terezinha de Fátima Pinheiro e outros). Disponibilizado NO LINK: https://www.passeidireto.com/arquivo/20937550/um-exemplo-de-construcao-de-uma-ilha-de-racionalidade-em-torno-da-nocao-de-energ. E, realize a leitura de forma alerta
em relação as etapas sugeridas para construção de uma ilha de racionalidade e
escreva um resumo que sintetize de como construir uma ilha de racionalidade
destacando as suas etapas.
2) Depois da leitura orientada escolha uma noção/saber sábio relativo a física térmica (2 ano) ou mecânica (1 ano), e escreva uma questão problematizadora para uma possível I.I.R. E, descreva as possíveis caixas pretas que podem surgir no momento da etapa clichê.
3) Depois do item 2, coloque como sugestão uma proposta de projeto(utilitário ou cultural) para a possível construção da I.I.R. Justifique a sua indicação para o projeto e, escreva um contexto que poderá ser utilizado para chamar a atenção para o seu projeto.
4) Comente a postagem de pelo menos dois outros colegas cursistas, em relação as sugestões de projetos e se existe alguma aderência com a sua proposta de projeto.
5) Não esqueça de se identificar para a atividade ser considerada como completa, exemplo de identificação nome_1 ano ou nome_2 ano.
5) Não esqueça de se identificar para a atividade ser considerada como completa, exemplo de identificação nome_1 ano ou nome_2 ano.
[1]
Caixas pretas são representações de uma fração do mundo das quais se desconhece
os mecanismos de funcionamento.
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