“Se pudéssemos então traduzir filosoficamente o duplo movimento que atualmente anima o pensamento científico, aperceber-nos-íamos de que a alternância do a priori e do a posteriori é obrigatória, que o empirismo e o racionalismo estão ligados, no pensamento científico, por um estranho laço, tão forte como o que une o prazer à dor. Com efeito, um deles triunfa dando razão ao outro: o empirismo precisa ser compreendido; o racionalismo precisa de ser aplicado.” (BACHELARD, p. 11, 2009).

Artigo de Boris Hessen_1 ano

     Iniciamos por desconsiderar aspectos de endeusamento da figura pictórica de um Newton gênio, cujo trabalho alavancou o desenvolvimento da ciência e tecnologia, provavelmente associada com uma visão animista e de valorização à priori, característicos de uma formação escolástica, em que “o fenômeno Newton é visto como devido a uma espécie de bondade da divina providência”, (Hessen, 1984, p. 38). “Ele que nasceu no dia de Natal e que não conheceu o pai, acabou tornando-se o arquétipo do “grande sábio”, uma espécie de Deus Pai da Física”, (Thuillier, 1994, p. 149).
      Pois tal representação somente atrapalha uma análise mais objetiva da produção do acadêmico, matemático e cientista e não valoriza todo o mérito que há na certeza do esforço que Newton desempenhou para aperfeiçoar seu perfil epistemológico, em relação as várias entidades teóricas que aborda no “Principia”.
     O ápice das atividades de Newton coincide com o período da guerra civil inglesa e todos os problemas práticos associados com tal período, a análise marxista das atividades “consistirá antes de tudo num entendimento de Newton, seu trabalho e sua visão de mundo. Como o produto desse período”, (Hessen, 1931, p. 38). Em outras palavras não temos como exorcizar a mentalidade de Newton, porém podemos procurar possíveis inspirações que impressionaram o espírito científico de Newton, pois temos pistas do mundo em que ele estava inserido.
   Os problemas técnicos que coincidem com o período da produção newtoniana, estavam relacionados com os meios de comunicação e a indústria, em especial a indústria da guerra. Para o nosso mote de investigação e que está relacionado com a lei fundamental dos movimentos e a indústria da guerra, Hessen (1984) contribui apontando-os no artigo que indicamos no link abaixo:


Artigo: As raízes sociais e econômicas do "Principia" de Newton

Também como ilustração para ajudar na representação do homem da ciência, que foi Isaac Newton, assista o vídeo de forma orientada pela mesmas questões norteadoras. A seguir o Link do filme:
Documentário sobre Isaac Newton: a gravidade do gênio,

        Atividade proposta:

Tema – AS RAÍZES SOCIAIS E ECONÔMICAS DO "PRINCIPIA" DE NEWTON

 

  Para a atividade proposta acesse o link http://racionaleempirico.blogspot.com.br/p/segundo-guia-de-fevereiro.html, e siga as instruções:

1) realize a leitura do artigo de Boris Hessen, atente-se ao papel de Isaac Newton como um solucionador de problemas;

2) ao longo da leitura do artigo anote os principais problemas técnicos que Newton teve que se preocupar durante o seu exercício como físico. Associe a área da mecânica que pertence cada problema. Realize a postagem a partir das suas anotações;

3) leia e comente a postagem de pelo menos um colega, atenha o seu comentário em relação aos problemas abordados;

4) identifique-se na sua postagem para a atividade ser considerada como completa, exemplo de identificação: nome_1a série A ou B

 

1a B: para o dia 08/02/2022

1a A: para o dia 11/02/2022

33 comentários:

  1. Vicente 1 ano B
    Newton teve muitas dificuldades em seu caminho, algumas delas foram as exigências de diversos altos poderes econômicos que colocaram dificuldade não só na física mas em diversas áreas a abertura para suas ideologias, além de guerras e disputas. A falta de recursos, ideologias antigas, "oponentes" e a "ignorância" da população na época dificultaram muito para Newton a exposição de suas descobertas. Após Newton ser valorizado como físico as altas expectativas foram criadas sobre ele, e essa pressão acredita-se ser algo que dificultou seu caminho.

    ResponderExcluir
  2. Segundo o artigo de Boris Hessen, Newton viveu em um período marcado pelo desenvolvimento mercantil e da manufatura. Esse período foi marcado por vários problemas técnicos relacionados à comunicação, indústria e conflitos militares. Entre todos esses desafios estavam o aumento da capacidade de fluxo e carga das embarcações, aprimoramento da capacidade de localização, aprimoramento nas construções de canais, levantamento de minérios em grandes profundidades, melhorar a qualidade das minas, melhorar o sistema de ventilação em fornos de favor, criação de rodas d'águas, estudo das armas e seu aperfeiçoamento, e estudo da trajetória da bala. Todas essas dificuldades têm suas soluções ligadas a diferentes áreas da física, como mecânica dos fluidos, física dos corpos celestes, física gravitacional, física da distribuição de força, etc… Essa foi uma época com muitos desafios para a física, e Newton foi o responsável por resolver grandes partes desses problemas mesmo que indiretamente.


    Joaquim Carvalho Falkenbach 1° ano B

    ResponderExcluir
  3. Rafaela Beltrami Koppe 1 ano B

    Newton deu muitas hipóteses e soluções de como resolver os problemas. Mas Newton teve que se preocupar com os seguintes problemas técnicos: os meios de comunicação estavam em estado miserável, as estradas eram tão estreitas que as passagens com cavalos eram difíceis, pois a natureza centralizada da economia feudal era quase inexistente e não impulsionou a construção de estradas, e estavam interessadas em manter as pobres condições das estradas pois eles tinham o direito de propriedade. O transporte marítimo levantou vários problemas técnicos em relação ao transporte terrestre que não exercia nem 9 km por dia, enquanto os transportes marítimo e fluvial tinham grande importância, pois eram mais rápidos e conseguiam levar mais cargas, mas o transporte marítimo naquele período tinha seus defeitos pois não existiam meio de localização. A construção de canais também foi desenvolvida como um suporte de transportação interno com o objetivo de ligar o transporte marítimo ao fluvial, mas acabou trazendo alguns problemas técnicos como: aumento na velocidade e na capacidade de tonelagem, um aperfeiçoamento das qualidades de flutuação, meios convenientes e confiáveis, aperfeiçoamento das vias fluviais. Para a resolução desses problemas era necessário aumentar a capacidade de tonelagem, baseado nas leis fundamentais que governam a flutuação, ou seja, era um problema mecânico de hidrostática, era necessário também melhorar a qualidade de flutuação baseado nas leis que governam os movimentos de corpos em líquidos, mecânico de hidrodinâmica e a determinação da latitude que dependia da observação dos corpos celestes, mecânica celeste.
    Os problemas da construção de canais trazem novos problemas de mecânica hidrostática e hidrodinâmica. A indústria era de grande porte pois foi estimulada pelo crescimento do comércio, mas colocou os seguintes problemas: a elevação de minérios desde grandes profundidades, métodos de ventilação das minas, o bombeamento e equipamento para condução de água e a transformação do método rudimentar de produção baseado nos fornos a vapor, surgindo à tona um problema de ventilação. Para a solução desses desafios, era necessária uma variedade de máquinas mecânicas simples, o estudo de correntes, máquinas de carregamentos de prensas pesadas e exigiam o estudo de movimentação do ar e sua compressão. A indústria de guerra e o desenvolvimento de artilharia colocou novos problemas para a engenharia, como: estudo de processos que ocorrem numa arma durante o tiro, a estabilidade combinada com o menor peso da arma, a adaptação para uma boa pontaria, a trajetória da bala através do vácuo, do ar, através da resistência ao ar e o desvio durante sua trajetória. Para a solução desses problemas puramente mecânicos será necessário considerar as bases físicas que exigem: o estudo da compressão e dilatação de gases e o estudo da resistência dos materiais e do teste de dura durabilidade.
    Ou seja, Newton recomendou que estudasse cuidadosamente o mecanismo de direção e os métodos de navegação, examinar as fortalezas, estudar as riquezas naturais, estudar os métodos de obter metais e aprenderem as leis do movimento. As leis de newtonianas fornecem muitas maneiras para solucionar a maioria dos problemas mecânicos.

    ResponderExcluir
  4. Nina.S.Muniz 1 B EM


    No início de ensaio visto, vimos os problemas de física que surgiram com as máquinas, ferramentas, armas e que antecederam os estudos de Newton. Os problemas que Newton teve que resolver exercendo sua profissão eram estudar o comportamento dos corpos em relação ao movimento e suas leis, junto com estudo dos corpos em um meio resistente e sua relação com a velocidade, ao decorrer do texto se cita a teoria do pêndulo físico, a qual não entendi muito bem, depois temos os corpos e sua relação ao meio resistentes como a água e o ar, incluindo a sua interferência no arremesso de um projetil e no terceiro livro do Principia, temos um estudo voltado aos planetas, o movimento da Lua e a força gravitacional. Newton viveu antes da invenção do cronometro e na sua época se usava a Lua para se medir longitudes, então estes estudos sobre o movimento da Lua eram extremante valorizados, logo criaram um conselho para observar estes estudos e conceder prêmios para os melhores. No mesmo livro, Newton continua estudando o pêndulo continuo iniciado por Huygens, analisando vários relógios durante expedições no oceano. Depois, ensaio cita que o físico estuda o fluxo de portos e estuários devido as exigências de seu tempo, para concluir gostaria de concluir com o pensamento de que quando problemas surgem, corremos para teorias que estão no mundo acadêmico para tentar achar uma explicação e uma solução com probabilidade alta de realização e que algumas vezes pressões de governos ou pressões econômicas favorecem a ciência.

    ResponderExcluir
  5. Isaac Newton viveu em um tempo aonde tinha muitas reformas no mercado e na manufatura, e por causa disso ouveram vários problemas técnicos como o aprimoramento de canais que foi estimulada pelo crescimento do comércio, a extração de minérios em grandes profundidades para poder fazer mais canais, o aumento de carga nas embarcações q ficava difícil para Newton viajar para outros países de barco, a criação de rodas d água, a criação e o estudo de armas de fogo, ideologias antigas, que a população da época acreditava dificultaram muito para Newton a exposição de suas descobertas. E bastantes dessas dificuldades tem física nisso como o peso que as navegações levavam, à física da distribuição de peso, a física dos corpos, a gravidade. Tambem a dificuldade de comunicação que precisava viajar em cavalos em caminhos estreitos pois a natureza centralizada da economia feudal era quase inexistente e não impulsionou a construção de estradas, ou em navegações mas mesmo viajar de barco era difícil porque não tinha um meio de navegação bom naquela época. Essa foi uma época com muitos desafios para a física, e Newton foi o responsável por resolver grandes partes desses problemas com a física que ele descobriu com ajuda de quase ninguém.
    Pedro Comini 1 ano B =D

    ResponderExcluir
  6. No século XIV, as maiores dificuldades enfrentadas era a construção de canais de comunicação, medida de tempo e métodos para contabilidade e medida. Os problemas na construção de canais e eclusas nos dirigem a problemas de mecânica, sendo ela hidrostática e hidrodinâmica.

    Já no fim da idade média, séculos XIV e XV, o desenvolvimento intenso da indústria de guerra, estimulou a exploração de minas de ferro e cobre. Com isso, geraram alguns problemas, como a elevação de minérios desde grandes profundidades, métodos de ventilação das minas (assunto da aerostática), o bombeamento e equipamento para condução da água (aero e hidrostáticas) ,e fornos a vapor.

    Falando do século XVII, houve o desenvolvimento da artilharia, que por outro lado, levou à revolução na construção de fortificações e fortalezas, colocando novos desafios, como é o caso da trajetória da bala através do ar ou do vácuo, o desvio da bala em sua trajetória, a adaptação para uma boa e conveniente pontaria, etc.

    Com isso, podemos concluir que os principais problemas enfrentados pela artilharia deste período, eram problemas de mecânica. Portanto, as leis de newton fornecem diversas maneiras de solucionar a maioria dos problemas quando relacionados a mecânica. Entre suas instruções, são elas;
    -Estudar os mecanismos de direção e o método de navegação de navios;
    -Examinar as fortalezas e sua forma de construção;
    -Estudar as riquezas naturais de vários países, sobretudo os metais e minerais;
    -Estudar métodos de como obter metais através de minerais.

    Giovanna Hebestreit,1 ano B

    ResponderExcluir
  7. Newton passou por varias dificuldades como físico, entre as principais foram a construção de canais de comunicação no século XIV, os problemas para a indústria de mineração e problemas técnicos. Mas Newton consegue abastecê-las de várias formas:
    - Pesquisar as fortalezas e formas de sua construção.
    - Como conquistar metal através de minerais.
    - Entender o método de navegação de navios e seus mecanismos de rota.
    - Entender os minerais, metais e outras riquesas naturais de países.

    Sofia Vieira 1ª série B

    ResponderExcluir
  8. Dora Strapazzon Pizzato_1 ano B

    Durante os séculos XVI e XVII, ocorreu o desenvolvimento do capital mercantil, e junto com essa economia em desenvolvimento, houveram certos problemas físicos, sendo eles das áreas de comunicação, indústria e militar.

    Na área da comunicação, como o capital mercantil rompeu as barreiras entre cidade e campo, havia a necessidade de meios de comunicação eficientes, uma medida de tempo mais exata e de métodos exatos para contabilidade e medida. Atenção particular foi dispensada ao transporte por água, logo, a construção de canais também se desenvolveu como um meio complementar de transporte interno a fim de ligar o transporte marítimo ao sistema fluvial. Sendo assim, os problemas da construção de canais nos conduzem a problemas de mecânica (hidrostática e hidrodinâmica).
    Na área da indústria, a mineração estava se tornando em uma indústria de grande porte, pois o desenvolvimento intenso da indústria de guerra estimulou a exploração das minas de ferro e cobre. Com o intuito de levar o minério até a superfície e bombear água para fora, foram construídos os mais diversos equipamentos para elevação e bombas. Portanto, o desenvolvimento do comércio e da indústria de guerra levou aos seguintes problemas para a indústria da mineração:

    - Elevação de minérios desde grandes profundidades

    - Métodos de ventilação das minas

    - Bombeamento e equipamento para condução da água

    - Produção baseada em fornos a vapor se transformou para a forma mais perfeita de produção por altos fornos

    E suas soluções foram:

    - A elevação do minério envolve uma variedade de máquinas mecânicas simples

    - O equipamento de ventilação exige o estudo de correntes (aerostáticas)

    - O bombeamento de água das minas e o equipamento de bombas de pistão, exige investigação nos domínios da aero e hidrostáticas

    Os problemas de hidrostática e dinâmica propostos pela roda d’água, fole de ar e ventilação (trazidos pela introdução dos altos fornos) exigiam também o estudo do movimento do ar e sua compreensão.

    Por último, na área militar, o processo da balística deu-se de mãos dadas com o trabalho dos mais proeminentes físicos:

    - Galileu, que desenvolveu a teoria da trajetória parabólica de uma bala

    - Torricelli, Newton, Bernoullli e Euler, que se ocuparam da investigação do voo de uma bala através do ar, estudando a resistência do ar e as causas de seu desvio

    Os principais problemas levantados pela artilharia deste período eram problemas de mecânica.

    Na introdução do “Principia”, Newton chama atenção para o fato de que a mecânica aplicada e a descrição das máquinas simples tinham já sido tratadas por outros e que seu objetivo não era "discutir os vários ofícios e resolver problemas particulares, mas discorrer sobre a natureza, sobre os fundamentos matemáticos da física".

    Newton não era um sábio escolástico desligado da vida, mas estava preocupado com os problemas físicos e técnicos de sua época.

    ResponderExcluir
  9. Newtotn viveu em uma época onde vários problemas foram encontrados, muitos deles relacionados aos meios de comunicação e transporte de produtos, questões mais militares, como o desenvolvimento de de artilharias e de balas e dificuldades industriais. O aumento do fluxo de mercadorias para serem exportados foi um problema notório que contribuiu para o aumento da quantidade de toneladas que os navios conseguiam transportar (algo que para ser melhorado precisava de conhecimento em hidrostática), a qualidade de flutuação dos navios (hidrodinâmica) e a localização durante as viagens marítmas (mecânica celeste). Esses problemas e os outros citados no começo se encaixam em vários pontos da física, e os pensamentos, estudos e leis de Newton em relação aos métodos de navegação, as riquezas naturais, a direção, entre outros, ajudaram na compreensão e, consequantemente, na resolução de muitas questões antesproblmáticas.


    Valentina da Costa
    1° ano B

    ResponderExcluir
  10. Gustavo Oyama 1ºB EM

    O artigo mostra que em seu caminho Isaac Newton teve muitos problemas tanto sociais quanto problemas tecnicos como a indústria e redes de comunicação e movimentos nas indústrias de guerra. Além desses fatores ainda haviam as intrigas criadas entre ele e outros matemáticos que tentavam buscar defeitos e erros em suas teorias

    ResponderExcluir
  11. Em sua vida Newton teve muitos problemas técnicos que teve que se preocupar por causa de sua época, consideramos esses problemas técnicos propostos, essa economia em desenvolvimento e problemas físicos eles se situavam. Como por causa que os meios de comunicação por terra estavam em estado miserável. As estradas eram tão estreitas que mesmo a passagem de dois cavalos era difícil. A natureza centralizada da economia feudal não impulsionou a construção de estradas. E por isso foi muito mais difícil o transporte.

    Mesmo o transporte marítimo neste período não era perfeito pois como ainda não haviam sido inventados bons métodos de localização dos navios em mar aberto, viajava-se próximo às praias para se orientar.

    Na Indústria mesmo assim, o desenvolvimento do comércio e da indústria de guerra colocam os seguintes problemas para a indústria da mineração: A elevação de minérios desde grandes profundidades. Métodos de ventilação das minas. Bom bombeamento e equipamento para condução da água. A transformação do método rudimentar de produção baseado em fornos a vapor.

    Mesmo na Indústria da Guerra o desenvolvimento da arte da guerra suscitou seguintes problemas técnicos:

    Estudo dos processos que ocorrem numa arma durante o tiro e seu aperfeiçoamento. A estabilidade combinada com o menor peso da arma.
    1 ano B Lucas Godoi

    ResponderExcluir
  12. Newton teve diversos problemas técnicos que precisou se preocupar por causa de sua época e falta de tecnologia presente, considerando esses problemas técnicos propostos, essa economia em desenvolvimento e problemas físicos eles se situavam. Como os meios de comunicação por terra estavam em estado miserável e sem exploração. As estradas eram exatamente estreitas. A Com isso era complicado o transporte. E o transporte marítimo neste período não eram bons pois não tinham métodos de localização dos navios em mar aberto, eles viajavam rente e próximo às praias para conseguirem se orientar.
    Na Indústria mesmo assim, o desenvolvimento do comércio e da indústria de guerra colocam os seguintes problemas para a indústria da mineração: A elevação de minérios desde grandes profundidades. Métodos de ventilação das minas. Bom bombeamento e equipamento para condução da água. A transformação do método rudimentar de produção baseado em fornos a vapor.
    Mesmo na Indústria da Guerra o desenvolvimento da arte da guerra suscitou seguintes problemas técnicos: Estudo dos processos que ocorrem numa arma durante o tiro e seu aperfeiçoamento. A estabilidade combinada com o menor peso da arma.

    Nathalie 1° ano B

    ResponderExcluir
  13. Durante a vida de Newton, por causa de seu tempo, ele teve que se preocupar com muitos problemas técnicos, e consideramos os problemas técnicos que são levantados, a economia desse desenvolvimento e os problemas físicos em que estão localizados. Quanto ao método de comunicação por terra é miserável. A estrada era tão estreita que era difícil passar até mesmo dois cavalos. A natureza centralizada da economia feudal não impulsionou a construção de estradas. Por isso é muito mais difícil de transportar. O transporte marítimo não era perfeito mesmo neste período, pois ainda não havia sido inventada uma boa maneira de localizar navios em mar aberto e as pessoas procuravam o caminho mais próximo da praia. Mesmo assim, do lado industrial, os desenvolvimentos comerciais e militares criaram os seguintes problemas para a mineração: Extrair minério de grandes profundidades. Métodos de ventilação de minas. Bom equipamento de bombeamento e desvio. Mudar de métodos básicos de produção baseados em fornos a vapor. Mesmo na indústria militar, o desenvolvimento da arte da guerra levantou as seguintes questões técnicas: Estudar os processos que ocorrem em uma arma durante o disparo e sua melhoria. Estabilidade combinada com menor peso da arma.

    Nicolas de Godoi
    1º ano B

    ResponderExcluir
  14. Newton teve muitas dificuldades durante o seu exercício como físico, que foi em uma época de reforma no mercado e na manufatura, época em que ocorreu vários problemas técnicos. Um deles foi nos meios de comunicação, pois se encontravam em um estado miserável, eram muito estreitas e a construção de estradas era quase inexistente. No transporte marítimo também tinha problemas, pois viajava-se próximo as praias o que retardava a velocidade de trânsito. Tiveram também problemas na indústria, como a elevação de minérios desde grandes profundidades, método de ventilação das minas, o bombeamento e o equipamento para a condução da água, a transformação do método de produção baseado em fornos a vapor, para a forma mais perfeita de produção por altos-fornos. outros problemas ocorreram na indústria de guerra, entre eles o estudo dos processos que ocorreram numa arma durante o tiro e seu aperfeiçoamento, a estabilidade combinada com o menor peso da arma, a trajetória da bala através do vácuo e através do ar, o desvio da bala e sua trajetória, entre outros. Todos esses problemas tiveram suas soluções ligadas a área da física. Julia Castagna 1 ano B

    ResponderExcluir
  15. Após a desintegração da economia feudal, houve um grande desenvolvimento do capital mercantil. Essa economia em desenvolvimento gerou problemas, principalmente com relação aos meios de comunicação, a indústria, em especial a de guerra, e problemas militares.

    Os meios de comunicação apresentaram um desenvolvimento considerável, contudo suas instalações em estradas continuavam em um estado deplorável, impedidas de melhora pelas estradas estreitas. Tais formas de estradas eram apoiadas pelos barões feudais, pelo fato de que quando algo caísse em suas estradas, o que era muito fácil de acontecer, passaria a pertencer a eles.

    Sendo mais caro e de mais difícil acesso o transporte por animais não teve tanto sucesso quanto os transportes marítimo e fluvial. Ambos se tornaram a melhor escolha para muitos, por terem grande capacidade de carga e uma velocidade melhor, eles também geraram alguns problemas, atualmente incluídos na mecânica estática de fluídos.

    O desenvolvimento mercantil rompeu com a barreira invisível entre cidade e campo, tornado cada vez mais necessárias melhorias nos meios de comunicação, medida de tempo com mais precisão e métodos mais exatos para contabilidade e medida. Nessa época, os maiores problemas giravam em torno da construção de canais e eclusas, relacionados diretamente com mecânica cinética, hidrostática e aerodinâmica.

    No fim da idade média o grande problema eram as indústrias de mineração. As indústrias de guerra haviam estimulado a exploração de minas de ferro e cobre e mais tarde acabou forçando o desenvolvimento da indústria metalúrgica. Essas explorações trouxeram à tona problemas como a elevação de minérios, presentes em locais profundos, métodos para ventilar as minas, bombeamento e equipamento para condução da água e fornos a vapor. Esses problemas fazem parte das mecânicas aerostática e hidrostática.

    O desenvolvimento da artilharia trouxe novos problemas para a engenharia, necessitando da construção de fortificações e fortalezas. Os problemas dessa época eram calcular o desvio da bala e sua trajetória, a dependência da trajetória da bala com resistência do ar, a trajetória da bala através do ar, entre outros, fazendo parte da mecânica dinâmica

    Rebeca Delinski 1° ano B

    ResponderExcluir
  16. Durante sua vida Newton teve muitos problemas que teve que resolver em seu tempo, consideramos esses problemas técnicos propostos, com a economia em desenvolvimento e os problemas físicos eles se situavam. Como os meios de comunicação e transporte de produtos. As estradas eram tão estreitas que mesmo a passagem de dois cavalos era complicada, a indústria da economia feudal não impulsionou a construção de estradas. E por isso foi muito mais difícil o transporte, até mesmo o transporte marítimo neste período não era perfeito pois teve um grande aumento no fluxo de exportação de produtos, assim tiveram que aumentar as cargas que um navio conseguia transportar, e como ainda não haviam sido inventados bons métodos de localização dos navios em mar aberto, viajava-se próximo às praias para se orientar, atrasando muito tal exportação.
    Mas o desenvolvimento do comércio e da indústria de guerra colocam os seguintes problemas para a indústria da mineração; A elevação de minérios desde grandes profundidades. Métodos de ventilação das minas. Bom bombeamento e equipamento para condução da água etc...

    ResponderExcluir
  17. Julia Ribeiro 1B

    Em sua vida Newton teve muitos problemas técnicos que teve que se preocupar por causa de sua época, consideramos esses problemas técnicos propostos,  essa economia em desenvolvimento e problemas físicos eles se situavam. Como por causa que os meios de comunicação por terra estavam em estado miserável. As estradas eram tão estreitas que mesmo a passagem de dois cavalos era difícil. A natureza centralizada da economia feudal não impulsionou a construção de estradas. E por isso foi muito mais difícil o transporte.
    Mesmo o transporte marítimo neste período não era perfeito pois como ainda não haviam sido inventados bons métodos de localização dos navios em mar aberto, viajava-se próximo às praias para se orientar.
    Na Indústria mesmo assim, o desenvolvimento do comércio e da indústria de guerra colocam os seguintes problemas para a indústria da mineração: A elevação de minérios desde grandes profundidades. Métodos de ventilação das minas. Bom bombeamento e equipamento para condução da água. A transformação do método rudimentar de produção baseado em fornos a vapor.
    Mesmo na Indústria da Guerra o desenvolvimento da arte da guerra suscitou seguintes problemas técnicos:
    Estudo dos processos que ocorrem numa arma durante o tiro e seu aperfeiçoamento. A estabilidade combinada com o menor peso da arma.

    ResponderExcluir
  18. Rebeca de Nadai 1B

    Durante sua vida, Newton teve que enfrentar vários problemas, sendo eles principalmente técnicos relacionados à meios de comunicação(que estavam em péssimas condições), indústria e conflitos militares, que estimularam a exploração de minas de ferro e cobre. As estradas estavam tão estreitas que as passagens com cavalos eram muito complicadas, pois a natureza centralizada da economia feudal era quase inexistente, os problemas da construção de novos canais trouxeram mais problemas de mecânica hidrostática e hidrodinâmica. Essa não foi uma época fácil para a história da física, mas, mesmo que indiretamente, Newton foi quem conseguiu resolver esses problemas, sendo muitas reconhecidas como leis newtonianas

    ResponderExcluir
  19. Luis Guilherme 1A
    Newton teve diversos problemas tecnológicos que teve que o atrapalhar bastante, ele são: a comunicação que estavam em estado terrível e a indústria que não estava nas melhores condições, principalmente a indústria de guerra

    ResponderExcluir
  20. Pietra 1B

    Tarefa Fisica

    A transformação do método rudimentar de produção baseado em fornos a vapor.
    Mesmo na Indústria da Guerra o desenvolvimento da arte da guerra suscitou seguintes problemas técnicos:
    Estudo dos processos que ocorrem numa arma durante o tiro e seu aperfeiçoamento. Em sua vida Newton teve muitos problemas técnicos que teve que se preocupar por causa de sua época, consideramos esses problemas técnicos propostos,
    Mesmo o transporte marítimo neste período não era perfeito pois como ainda não haviam sido inventados bons métodos de localização dos navios em mar aberto, viajava-se próximo às praias para se orientar. Na Indústria mesmo assim, o desenvolvimento do comércio e da indústria de guerra colocam os seguintes problemas para a indústria da mineração: essa economia em desenvolvimento e problemas físicos eles se situavam. A natureza centralizada da economia feudal não impulsionou a construção de estradas. As estradas eram tão estreitas que mesmo a passagem de dois cavalos era difícil.

    ResponderExcluir
  21. Lucca Dalberto
    1° ano A

    Newton, assim como toda figura histórica, não era nenhum tipo de divindade. Portanto, Newton teve problemas, sejam eles oriundos de sua época, ou pessoais.

    Com base no contexto histórico, podemos especular alguns dos problemas:
    -Como dito no texto, a guerra civil inglesa;
    -Tecnologia da época;
    -Problemas financeiros, oriundos do sistema de governo utilizado;
    -Perseguição, que na época ainda era muito forte, por mais que no século 17, ela já estava longe do seu auge.

    Podemos especular por séculos, mas eu decidi separar apenas algumas das possíveis dificuldade que Newton pode ter passado em sua vida, além de dificuldades pessoais, que infelizmente, não podemos especular, já que nenhum de nós pode dizer que o conhece em um nível pessoal.

    ResponderExcluir
  22. Izabel 1A

    Em toda a história sempre houveram questões a solucionar. Na época de Isaac Newton, século XVII, os principais problemas de física que se sucederam foram devido ao transporte (fluvial e marítimo), mineração e desenvolvimento da indústria, ou seja, meios de comunicação, indústria, guerra e exigências técnicas. Havia problemas de estática, de máquinas simples, trajetória de projéteis, queda livre de corpos, os movimentos dos corpos através de um meio resistivo, pressão atmosférica, a bomba, as leis de hidrostática e aerostática, a teoria das marés, problemas de mecânica dos céus...

    A ciência no ocidente sempre pertenceu à Igreja, que impunha limites a serem seguidos. Os principais, e únicos, manuais para a “ciência natural” eram os livros de Aristóteles (dos quais a maior parte essencial foi retirada). A ciência só começou a se desenvolver quando a burguesia estabeleceu interesse, já que os problemas técnicos que dominam a física eram indicados principalmente pelas tarefas técnicas e econômicas que interessavam a classe alta da sociedade. Essa ciência cresceu gradativamente com o aumento da burguesia: a ciência era essencial para a ampliação da indústria burguesa. A burguesia precisou da ciência e essa cresceu.

    O evento que deu forte impulso ao desenvolvimento das forças produtivas, quando surgiu a necessidade de implementar um sistema e construir uma sólida base teórica para a solução, através de métodos gerais, foi a Revolução Inglesa. E foi exatamente isso que Newton, que se preocupava com os problemas colocados pelas exigências técnicas de seu tempo, fez: sistematizou uma enciclopédia de problemas físicos e criou uma estrutura harmônica para a Teoria Mecânica. Ele forneceu uma abordagem introdutória dos princípios gerais da mecânica, tal como Galileu, outro importante homem para o desenvolvimento da ciência.

    ResponderExcluir
  23. Mell Argenta – 1º A

    Durante a época de Newton, eram diversos os problemas enfrentados pela sociedade por se recusarem a acreditar e investir nas novas ideias sobre as ciências naturais. A Igreja era um dos fatores que limitava muito pesquisadores da área, que só eram permitidos a estudarem de acordo com os pensamentos de Aristóteles.
    Newton conseguiu, por meio da física solucionar variados problemas relacionados as 3 principais áreas de caos:
    - Os meios de comunicação, que sofriam com uma demora extrema de locomoção de um lugar a outro, problema analisado por Newton como consequência da falta de estudos sobre a hidrostática e hidrodinâmica (para que se pudesse usar rios e mares de maneiras mais efetivas para o envio de mercadorias, por exemplo) e mecânica celeste (que ajuda na localização);
    - As indústrias: principalmente das minas, as situações eram precárias, problemas de acesso a água e ventilação (solucionados pela hidro e aerostáticas) e também de eficiência na extração e manuseio das matérias-primas, que poderia evoluir e muito com o uso de estruturas mecânicas básicas.
    - A Indústria de Guerra: com o aumento dessa indústria, a produção de armas e instrumentos de ataque poderiam ser extremamente optimizados com o uso de máquinas de base mecânica, além de que poderiam ser muito mais seguros e bem utilizados com testes de durabilidade e alcance usando fórmulas da aerodinâmica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que a igreja era muito rígida, e que se a Igreja tivesse permitido o uso de estudos de outros pensadores as guerras seriam muito menos sangrentas e menos violentas.

      Excluir
  24. Julia Lima 1A

    Newton viveu em um período caracterizado pelo desenvolvimento da propriedade privada, do capital mercantil e da manufatura.
    Durante essa época, as atividades de maior importância para a sociedade em si eram relacionadas aos setores de transporte, indústria, meios de comunicação e guerra. Os principais problemas enfrentados por tais setores eram principalmente problemas mecânicos, como a dificuldade do transporte terrestre e em certos fatores do transporte marítimo e fluvial, ventilação e transporte de minérios na indústria de mineração e o aperfeiçoamento das armas de fogo em relação á metalurgia e artilharia.
    Entretanto, a universidade medieval da época era firmemente contrária aos estudos e desenvolvimento das ciências naturais, dando máxima preferência aos estudos tradicionais, além de valorizar somente os livros de Aristóteles, que ainda tiveram boa parte de seus conteúdos removidos.
    Foi apenas com a ascensão da burguesia que a ciência passou a se desenvolver mais ativamente, devido á necessidade da investigação das propriedades materiais e da natureza para o seu uso na indústria.
    Newton foi o responsável pela criação de uma estrutura harmônica para a mecânica teórica, que cobriu a demanda de uma ciência progressista para uma industrialização progressista, embora tenha alegado que tais problemas já haviam sido tratados por outros e que seu objetivo era discorrer sobre a física na natureza. Entretanto, no livro “Principia” há registros , de que Newton possuía muito conhecimento relacionado aos setores mencionados anteriormente e apresentou muitas das soluções para seus principais problemas.

    ResponderExcluir
  25. Por conta da tecnologia " primitiva" que estava presente nas Batalhas que ocorriam naquele momento, em plena Revolução inglesa, qualquer equipamento, veículo de combate e até mesmo medicamentos não eram nada confiáveis pois os estudos da época sobre tais assuntos eram muito mal desenvolvidos, não havia base para desenvolver equipamentos avançados, que eram exatamente o que daria uma certa vantagem para um lado.
    além disso a maioria dos estudos avançados que existiam estavam sob posse da igreja que não permitia tal uso, e exatamente por isso a vitória era tão difícil de ser decidida.
    Mas havia mais um problema: Sem estudos matemáticos certeiros para comprovar que tal veículo ou aram de fogo seria forte o suficiente para aguentar o fogo/ cerco inimigo ou para determinar se o armamento era de qualidade para atingir o alvo o que deixava o lado que tivesse melhor desenvolvimento tecnológico em vantagem ou em um caminho para uma possivel vitória.

    Pedro Augusto Oliveira 1 ano A

    ResponderExcluir
  26. Newton foi um grandre cientista apenas limitado por sua época de vivencia, seus maiores obstaculos por conta da época foram: os meios de comunicação e a indústria, em especial a indústria da guerra
    murilo v. lima
    1a

    ResponderExcluir
  27. Newton,como qualquer outra pessoa, teve alguns problemas no decorrer de sua trajetória e por conta dessa glorificação de "grande sábio" de certa forma desvalorizou partes de seu mérito e esforço que foi desempenhado para ser aprimorado suas atividades.

    O auge do seus trabalhos foi durante o período da guerra civil inglesa, que foi um dos problemas enfrentados por ele, além do mais pode-se acrescentar indústria de guerra e comunicação, áreas associadas a mecânica na questão de transportação,e também metalurgia e artilharia.

    Aluna: Alessandra Zanella Andreani- 1 ano A.

    ResponderExcluir
  28. Eremir 1º A

    o texto fala que Newton teve varios problemas tanto na comunicação, nas industriais e problesmas sociais. além disso ele teve probelmas com outro matemático que buscava erros na suas teorias

    ResponderExcluir
  29. As atividades que tinham uma importância maior na época de Newton eram principalmente os setores de guerra, comunicação,tranporte e indústria, infelizmente esses setores passavam por vários problemas mecânicos, por conta da época. Mesmo assim a universidade medieval era contra os estudos das ciências naturais, pois a igreja, que era muito rigida nessa época,só disponibilizava livros de Aristóteles, os quais tinham as partes mais importantes tiradas(e a população era em parte ignorante neste aspecto).
    Apenas depois de um tempo a ciência começou a se difundir,Newton que tinha conhecimentos muito avançados sobre esses e setores ajudou muito na solução desses problemas.

    ResponderExcluir
  30. Aluna: Heidi Honnicke-1 ano A
    Como pode ser notado, ao ver o vídeo e ler o texto, Newton não era exatamente a mais sociável das pessoas e sim, em contra ponto era introvertido, e uma coisa que posso afirmar é, os introvertidos tendem a ter ideias mais aprofundadas em relação ao mundo, as ciências e afins, além de que geralmente, se não em todos os casos são os introvertidos que "descobrem", "observam" e analisam mais as coisas, dessa forma descobrindo diversas coisas, mas caso á parte.
    O ápice de suas ideias entretanto teve inicio quando estava-se em épocas de guerra civis em seu pais, e em tais épocas é necessário, para lutar, se descobrir novas tecnologias, novas matemáticas, para assim derrotar o oponente de forma eficiente, acredito eu então, que Newton trabalhou em buscar a solução de tais.
    Mas Newton, mesmo sendo tido como um gênio, também cometeu diversos erros para chegar na resposta mais correta, o que causa alguns conflitos em certos setores industriais, que provavelmente exigiram muito de Newton.

    ResponderExcluir
  31. Maria Rita - 1A
    Os problemas técnicos enfrentados por Newton foram causados pela época em que viveu com problemas relacionados à indústria de guerra e os meios de comunicação. Esses problemas eram principalmente mecânicos de transporte e a aperfeiçoação de armas de fogo.
    A igreja da época era muito rígida, disponibilizando apenas os livros de Aristóteles com seus principais elementos removidos e focando no desenvolvimento dos estudos tradicionais.
    O grande conhecimento de Newton, mesmo que glorificado ainda fez com que ele encontrasse a solução para muitos dos problemas mecânicos da época.

    ResponderExcluir